segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A importância da Identidade Visual para uma empresa

Mais que vender seus produtos, as empresas atualmente buscam o reconhecimento de suas marcas perante o público. A identidade visual das corporações deixou de ser item de segundo e passou a ter a devida importância entre os empreendedores. Muito além de um artigo de luxo, ela desperta sentimentos variados e pode alavancar uma marca.

Qual a importância da Identidade Visual para as empresas de hoje?


Muitos empreendedores se perguntam como se destacar entre seus concorrentes – uma tarefa nada fácil atualmente – e a identidade visual pode ser a resposta para esse questionamento. Afinal de contas, ela traz um registro para seu empreendimento. Pense no nome do seu negócio: a identidade visual pode ser comparada a ele em termos de importância. Os seus clientes passarão a dar mais credibilidade, além de associar a uma imagem mais profissional. O público, por muitas vezes, é atraído pelo visual e acaba se fidelizando por outros motivos, mas o primeiro desejo vem pelo o olhar.
Primeiramente a empresa deve estar com seus conceitos bem definidos. Sua identidade partirá desse conceito. Cor ideal, formas ideais, imagens entre outros elementos devem ser minuciosamente pesquisados e trabalhados para que possíveis erros futuros sejam eliminados.
Outra grande vantagem é que a identidade visual é altamente eficaz no meio digital. É impossível negar que a internet revolucionou a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes e os benefícios que ela traz as corporações. Trabalhar sua imagem nesse meio significa dar uniformidade e organização ao seu site, a sua página de Facebook e para as diversas ferramentas digitais utilizadas por seu negócio. Do simples cartão de visitas, banners, folders, e todo o material gráfico também está incluso. Todos terão uma única identidade.
Sua empresa ganhará personalidade e estará pronta para ganhar engajamento e posicionamento. Valores que são difíceis de serem conquistados, porém quando atingidos geram resultados inimagináveis.

Quais são as vantagens de ter uma boa identidade visual?


Empresas que trabalham estes aspectos são facilmente lembradas pelos consumidores na hora da compra. Não é coincidências que grandes empresas investem orçamento pesado nesse setor, afinal eles já experimentam colher os “louros” dessa estratégia.
Nunca é tarde para começar a investir na identidade visual da sua empresa. Entretanto, os resultados de investir na aplicação da sua marca não vem da noite para o dia, mas sim de uma prática constante que deve ser diariamente encorajada no meio profissional. Por isso, é interessante investir em um setor voltado para essas práticas. Designers e agências também podem te ajudar nessa tarefa. Busque orientações, faça experimentos, reinvente sempre, busque boas referências e inspirações. Essa área está em constante mutação e deve ser acompanhada de perto. Faça pesquisas, principalmente do seu público alvo, eles têm informações valiosas e certamente te ajudarão.
A identidade visual ajuda a disseminar a cultura da empresa, faz ela ganhar força e atrai mais clientes. E não pense que um ou outro seguimento não se enquadram nas empresas que precisam dessa ferramenta, todo o seguimento pode e deve investir numa identidade visual bem consolidada.

Fonte: Logovia

Nenhum comentário:

Postar um comentário